A Empresa Farroupilhense de Saneamento e Desenvolvimento Ambiental S.A. (ECOFAR), foi fundada em 26 de janeiro de 2016, por meio da Lei Municipal nº 4.171, que autorizou o Poder Executivo a constituir uma empresa Pública privada de sociedade de economia mista subordinada à Prefeitura Municipal de Farroupilha. Na sua criação, o objetivo da empresa era atuar nas áreas de limpeza urbana e saneamento básico com os serviços de coleta, remoção, transporte tratamento dos resíduos sólidos urbanos, varrição e capina, e ainda a realização de estudos, pesquisas e projetos de interesse do município de Farroupilha.

No dia 19 de abril de 2017, o prefeito Claiton Gonçalves sancionou a Lei Municipal Nº 4.319, que manteve as atribuições já realizadas e ampliou a atuação da empresa, possibilitando a prestação de serviços para outros órgãos e entidades públicas ou privadas, inclusive com a participação em licitações. Entre as novas funções da Ecofar está a usinagem de asfalto; execução de pavimentação em geral; execução de obras e serviços de drenagem em geral; execução de obras e serviços rodoviários e em vias públicas em geral; execução de obras e serviços de construção civil em geral; execução de obras e serviços elétricos em geral; projetos, execução e administração de serviços e obras em geral; execução de obras e serviços de conservação e manutenção em geral; serviços de apoio operacional; extração e beneficiamento de saibro, basalto, pedras e outros materiais associados; obras e serviços de terraplenagem, escavações e detonações de rochas; vigilância e zeladoria; indústria de artefatos de cimento; indústria e comércio de materiais da construção civil; projetos e serviços topográficos em geral; projetos, obras e serviços de conservação e preservação da flora, fauna e do meio ambiente.

Estando ligada diretamente com a gestão pública municipal, a Ecofar pode direcionar o serviço de acordo com a necessidade da comunidade de Farroupilha, atuando no ramo da limpeza pública, mais especificadamente nos serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos urbanos, na coleta seletiva, varrição, capina e pintura de logradouros e de praças públicas, além do tratamento dos resíduos coletados, com a disposição em aterro sanitário devidamente licenciado e dentro das rigorosas legislações ambientais. Atua ainda na manutenção de escolas e patrimônio do município, através de uma equipe especializada em alvenaria, carpintaria, pintura e elétrica predial que realizando reparos até construções pequenas. Com as novas atribuições, passa também a poder prestar serviços a diversos órgãos, participando de licitações e concorrências públicas nos setores públicos e privados.

A Ecofar, preocupada com o meio ambiente em que vivemos e com o desenvolvimento econômico da sociedade mantém convênios com associações de recicladores do município, onde disponibiliza o resíduo seletivo coletado para triagem e reciclagem, contribuindo assim com a melhoria da renda das famílias envolvidas na atividade.